Na acepção da palavra, pode se dizer que as legaltechs prestam serviços tecnológicos aos profissionais do direito, enquanto as lawtech desenvolvem suas soluções para o cliente final, que procura pelos serviços jurídicos.
Todavia, essa diferença não existe no Brasil. Na prática, lawtech e legaltech são a mesma coisa, independente do seu objetivo ou proposta. As duas cumprem com o mesmo papel de usar tecnologias inovadoras para suprir as demandas do setor.
A finalidade dessas empresas é explorar e identificar as principais deficiências desse universo, criando soluções capazes de aprimorar e resolver esses problemas, contribuindo com o dia a dia de advogados e clientes.
A inovação digital chegou também para a advocacia?
A resposta é sim. Já é possível controlar prazos e intimações dos processos, coletar e monitorar informações, mediar conflitos e até mesmo disponibilizar advogados online e advogados pelo whatsapp em tempo real, esclarecendo dúvidas e movendo o processo judicial, sem o cliente precisar sair de casa.
O mercado é totalmente propício as inovações que facilitem a rotina jurídica e o atendimento ao cliente. O Brasil tem uma média de 80 milhões de processos judiciais em tramitação e mais de 1 milhão de profissionais em atuação, segundo dados informados pela Ordem dos Advogados do Brasil.
A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) informa que, hoje, são mais de 50 startups jurídicas no país, sendo que há 2 anos eram apenas 20, demonstrando um campo fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Como eu tenho acesso a um Advogado Online?
Na carona dessa tendência, uma das soluções mais bem sucedidas é o atendimento completamente virtual criado pela Startup Advogado Online, possibilitando que toda resolução do problema seja digital, desde o primeiro contato com o cliente, até a conclusão do processo judicial, com total comodidade e agilidade.
De acordo com a advogada e CEO da empresa, Daiene Magalhães, ouvida pela nossa equipe: “Não existe mais a necessidade do cliente marcar hora para ser atendido e passar por toda aquela burocracia de tirar cópia de papelada e assinar procuração e contrato para o processo ser iniciado depois de 30 ou 60 dias. Isso é coisa do passado! Com o advogado online tudo é feito de forma digital e descomplicada. As dúvidas são tiradas no primeiro contato e o processo judicial é movido em até 10 (dez) dias, sem necessidade de comparecimento ao escritório.”
Lançado no final de 2018, o Advogado Online ganhou especial fôlego durante a Pandemia do Covid-19, que impôs o distanciamento social e evidenciou, ainda mais, a importância da tecnologia no dia a dia das pessoas, provocando alterações, em tempo recorde, na forma de trabalhar, se comunicar e fazer negócios.
Outra inovação importante trazida por esta Startup é a consultoria jurídica online voltada para pequenas empresas, solucionando dúvidas e resolvendo as necessidades do dia a dia empresarial, com atendimento especializado em tempo real, oferecendo tudo que os empresários precisam para administrar o negócio com segurança, o que já era uma reclamação antiga do setor.
Como se pode perceber, as lawtechs já são uma realidade e vieram com o intuito de aperfeiçoar os serviços realizados pelos advogados e tornar a rotina mais simples e otimizada, tornando-se grandes aliadas dos profissionais da advocacia e seus clientes.
Agora que você já sabe como a tecnologia vem influenciando positivamente o mundo jurídico, pesquise qual Startup Jurídica atende melhor suas expectativas e possui a ferramenta mais adequada para resolver seu problema.
Para saber mais, acesse o site www.advogadoonline.app.br .
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.